Esteganografia (do grego "escrita escondida") é o estudo e uso das técnicas para ocultar a existência de uma mensagem dentro de outra. Em outras palavras, esteganografia é o ramo particular da
criptologia que consiste em fazer com que uma forma escrita seja camuflada em outra a fim de mascarar o seu verdadeiro sentido.
É importante frisar a diferença entre
criptografia e esteganografia. Enquanto a primeira oculta o significado da mensagem, a segunda oculta a existência da mensagem.
Um exemplo básico de técnica moderna de esteganografia é a alteração do bit menos significativo de cada pixel de uma imagem colorida de forma a que ele corresponda a um bit da mensagem. Essa técnica, apesar de não ser ideal, pouco afeta o resultado final de visualização da imagem.
ImagensMuitas técnicas modernas possibilitam esconder informações dentro de imagens:
A forma mais utilizada emprega a técnica denominada
LSB (Least Significant Bit), que consiste em utilizar o bit menos significativo de uma determinada informação para armazenar um bit de uma nova informação. No caso de uma imagem com profundidade de cor de
24 bits, um bit de uma nova informação pode ser armazenado no bit menos significativo de cor dos pixels, ou seja, o bit menos significativo dos 24. Assim, considerando o valor dos caracteres em binário da palavra "Wikipedia": W(01010111), i(01101001), k(01101011), i(01101001), p(01110000), e(01100101), d(01100100), i(01101001), a(01100001). Na forma apresentada, a palavra "Wikipedia" é representada utilizando 72 bits. Sendo assim, precisaremos de uma imagem com no mínimo 72 pixels. Para armazenar a letra 'W', iremos utilizar o bit menos significativo de cor dos 8 primeiros pixels. O primeiro bit do caracter 'W' é 1, se o bit menos significativo do primeiro pixel for 1, o valor é mantido, caso contrário é trocado para 1. Caso o bit a ser armazenado tenha valor 0, por exemplo o quarto bit do caractere 'W', a mesma regra é usada, se o bit menos significativo do quarto pixel for 0, o valor é mantido, caso contrário é trocado. Este procedimento deve ser repetido por todos os bits de cada caractere. No fim teremos uma imagem armazenando a palavra "Wikipedia" com ruído de 1 bit por pixel. Para extrair a informação da imagem, basta fazer o processo reverso. Leia o valor de cor cada pixel e armazene apenas o bit menos significativo. Provavelmente, será necessário armazenar o pixel que termina a informação.
É possível armazenar mais que um bit por pixel, porém isto aumentará o ruído da imagem. Uma maneira de armazenar mais informação, por exemplo, é armazenar um bit da nova informação no bit menos significativo de cada cor do pixel. Numa
imagem RGB de 24 bit, as cores vermelho, verde e azul são representadas utilizando
8 bit cada uma. O mesmo processo apresentado anteriormente pode ser realizado para cada cor do pixel. Assim serão armazenados
3 bits por pixel.
UtilizaçãoA esteganografia inclui um vasto conjunto de métodos para comunicações secretas desenvolvidos ao longo da história. Dentre tais métodos, estão: tintas “
invisíveis”, micropontos, arranjo de caracteres (character arrangement), assinaturas digitais, canais escondidos (covert channels), comunicações por espalhamento de espectro (spread spectrum communications), entre outras.
A
esteganografia possui algumas aplicações práticas interessantes. Ela é uma das técnicas utilizadas para implementar mecanismos de verificação de direitos autorais em imagens e outras mídias. Além disso, pode ser utilizada para a divulgação de mensagens sem o conhecimento da existência dessas mensagens por parte de outros interessados. Um exemplo é a inserção de mensagem de texto em uma figura em formato GIF, usando o programa Gifshuffle, disponível para Linux e Windows e distribuído livremente.
Gifshuffle é um software usado para inserir mensagens de texto em imagens
formato GIF, deixando-as "visualmente inalteradas", ou seja: sem modificá-las perceptivelmente.
O processo, esteganografia do mapa de cores
GIF, pode ser usado em imagens com transparência e animação, além de poder comprimir e criptografar o texto inserido.
Exemplo:gifshuffle [ -CQS1 ] [ -p senha] [ -f arquivo | -m mensagem ] [ Original.gif [ Destino.gif ]]O seguinte comando irá esconder a mensagem "Blog do Bhior" no arquivo Original.gif , com compressão e criptografado com a senha "Remote-Execution". O texto resultante será armazenado em Destino.gif.
gifshuffle -C -m "Blog do Bhior" -p "Remote-Execution" Orginal.gif Destino.gif Para extrair a mensagem:
gifshuffle -C -p "Remote-Execution" Destino.gif JPHIDE e
JPSEEK são programas que permitem que você esconda um arquivo em uma imagem jpeg visual. Há uns lotes das versões dos programas similares disponíveis na internet, mas
JPHIDE e
JPSEEK são bastante especiais. O objetivo do projeto não era simplesmente esconder um arquivo mas fazer isto de tal forma que é impossível provar que o arquivo host contém um arquivo oculto. Dado uma imagem visual típica, uma taxa de inserção baixa (abaixo de 5%) ea ausência do arquivo original, não é possível concluir com certeza vale a pena que o arquivo host contém os dados inseridos. Como a porcentagem de inserção aumenta a natureza estatística dos coeficientes jpeg difere do "normal" na medida em que levanta a suspeita. Acima de 15% os efeitos começam a tornar-se visível a olho nu. É claro que algumas imagens são muito melhores do que outros.
Técnicas de esteganografias podem ser empregadas em diversos meios, digitais ou não: * Textos* Imagens* Áudios* Vídeos* Etc...Vídeo "JPHS": Tamanho: 13.5 mb
Duração: 3:46 m
Formato: .rar (Avi)
Musica: Skank - Jakie tequila
Baixar:
http://www.4shared.com/file/Z1vLHrnt/esteganografia.htmlBaixar os Programas:
JPHS linux:
ftp://ftp.gwdg.de/pub/linux/misc/ppdd/jphs-0.3.tgzJPHS windows:
ftp://ftp.gwdg.de/pub/linux/misc/ppdd/jphs_05.zipGifshuffle Linux:
http://www.darkside.com.au/gifshuffle/gifshuf.zipGifshuffle Windows:
http://www.darkside.com.au/gifshuffle/gswin.zip Ref:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gifshuffle
http://linux01.gwdg.de/~alatham/stego.html?neves
http://www.darkside.com.au/gifshuffle/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Esteganografia